CAMPANHA DE MÃOS DADAS COM A NOSSA GENTE ALETO
Queima de fogos

Dicas valiosas ajudam a reduzir estresse de pets durante fogos de Réveillon

Cães e gatos percebem mais frequências de sons, mesmo longes do local dos fogos

29/12/2022 18h42Atualizado há 2 anos
Por: Carlla Morena
Fonte: Lucas Coelho Barbosa/EBC

O fim de ano chegou e com ele novamente a preocupação de como proteger os animais de estimação durante as tradicionais comemorações. Pais e mães de pets contam com a missão de proteger o bem-estar dos bichinhos especialmente nesta época do ano, pois os fogos de artifício são verdadeiros pesadelos para os animais.

É o caso de Chico, um cão da tutora Maria Sampaio. Ela explica que o seu cachorro fica desesperado com os barulhos dos fogos.
Não é à toa que os animais se assustam com os fogos, que têm volume muito alto e são inesperados para eles.

O médico veterinário do Centro de Referência Veterinária Imagem, Romulo Braga, explica que a audição dos cachorros e gatos é capaz de perceber uma frequência maior de sons, se comparado a humanos, e podem detectar sons quatro vezes mais distantes.

Para diminuir o problema, é importante que os donos prepararem os animais, ao longo da vida, para lidar com os mais diferentes estímulos.

É recomendado criar um ambiente aconchegante e tranquilo para acomodar os pets nos momentos de maior barulho, principalmente durante uma queima de fogos.

Manter janelas fechadas, arrumar um esconderijo com acolchoados para abafar os estímulos auditivos ou colocar uma música suave tocando num volume que ajuda a diminuir o som externo, deixará mais agradável o ambiente para o ouvido canino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias