O paleontólogo e professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Luiz Anelli, costuma repetir uma pergunta em suas palestras: "Quem aqui sabia que o dinossauro mais antigo do mundo viveu aqui no Brasil?"
Com este questionamento que atiça a curiosidade de crianças e adultos, ele começa a puxar o fio de uma história, ou melhor, de uma pré-história de 250 milhões de anos.
Todo mundo sabe que foi um asteróide que extinguiu os dinossauros, o que poucos sabem é que foi um asteróide também que deu início a era desses super-animais e que tudo começou no lugar em que hoje chamamos de Mato Grosso.
Essas são algumas descobertas que os leitores do Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil vão ter acesso. O livro apresenta os 54 dinossauros já encontrados no país.
As ilustrações do paleoartista Júlio Lacerda ajudam na visualização dos animais. E além do nome de cada dinossauro, os leitores também podem descobrir a idade, o local em que o fóssil foi encontrado e o estado de preservação de cada um. Como o Staurikosaurus pricei, o mais antigo do mundo, que viveu há cerca de 233 milhões de anos e foi descoberto no Rio Grande do Sul.
Outra descoberta instigante é de que os dinossauros continuam entre nós, representados pelas suas descendentes diretas, as aves. Animais que Luiz Anelli admira muito.
O novo guia dos dinossauros do Brasil foi publicado pela Edusp e foi pensado como material de apoio para professores do ensino fundamental, médio e ensino superior, além de ser fonte de estudos para pesquisadores e outros curiosos.
Sensação
Vento
Umidade