Campanha Aleto Aniversário Tocantins
Câmara dos Deputados

Projeto prevê colaboração de órgãos de fiscalização e controle com polícias judiciárias

Najara Araújo Gil: cooperação será ferramenta na apuração de crimes contra a administração pública O Projeto de Lei 2422/22 prevê que os órgãos d...

17/11/2022 21h05
Por: Carlla Morena
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Gil: cooperação será ferramenta na apuração de crimes contra a administração pública - (Foto: Najara Araújo)
Gil: cooperação será ferramenta na apuração de crimes contra a administração pública - (Foto: Najara Araújo)

O Projeto de Lei 2422/22 prevê que os órgãos de fiscalização e controle colaborarão com as polícias judiciárias, por meio das seguintes ações, sem prejuízo de outras:

  • compartilhamento de informações, dados e documentos de fatos sujeitos a fiscalização ou controle do órgão cooperante que contenham indícios de infração penal, espontaneamente ou por provocação da polícia judiciária, observadas as hipóteses de reserva constitucional de jurisdição;
  • disponibilização de serviços, equipamentos e realização de trabalhos técnicos especializados de interesse comum.

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera a Lei 13.675/18, que disciplina a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública.

“Acreditamos que, se implementada, a cooperação prevista neste projeto constituirá poderosa ferramenta para a apuração dos crimes contra a administração pública, além de ter efeito de prevenção, ante o receio de o agente praticar a conduta delituosa, que terá pouca probabilidade de passar pelos órgãos de controle sem ser notada”, afirma o autor da proposta, deputado Pastor Gil (PL-MA).

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias