CAMPANHA DE MÃOS DADAS COM A NOSSA GENTE ALETO
Libras

Mais de 10 milhões de pessoas têm deficiência auditiva no país

Dia 23 de setembro celebra o Dia Internacional da Linguagem de Sinais

24/09/2022 16h45Atualizado há 2 anos
Por: Carlla Morena
Fonte: Da Redação – Com Cristiane Ribeiro

O Dia Internacional da Linguagem de Sinais, celebrado em 23 de setembro, serve não apenas para reflexão dos desafios ainda enfrentados, mas também das conquistas já alcançadas pela comunidade surda brasileira.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 10 milhões de pessoas têm deficiência auditiva no país.

A lei brasileira que reconhece a Libras, Língua Brasileira de Sinais, como meio legal de comunicação e expressão, completou 20 anos em 2022, mas a comunidade ainda enfrenta muitas dificuldades para acessar serviços básicos do dia a dia, fornecidos por empresas públicas e privadas.

Para Jhonatas Narciso, um dos intérpretes de Libras da EBC, a Empresa Brasil de Comunicação, a data é um marco importante para as mais de 70 milhões de pessoas com a deficiência em todo o mundo que usam uma das trezentas variantes diferentes da linguagem de sinais.

No município do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes sancionou, em junho deste ano, a lei 7.391, que estabelece o ensino da Língua Brasileira de Sinais no currículo de todas as escolas da rede pública.

De acordo com a secretaria de Educação do Rio, cerca de 500 alunos surdos e deficientes auditivos estão matriculados na rede municipal de ensino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias