12 anos TV Assembleia
Perigo queimaduras

SUS registrou média de sete atendimentos diários por queimaduras com fogos em 2025

Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão faz alerta para os riscos, especialmente durante as festas juninas, quando manuseio de fogos de artifício e fogueiras se tornam mais comuns

11/06/2025 10h24
Por: Vieira de Melo
Fonte: Predicado Comunicação

As festas juninas movimentam o país com danças, comidas típicas e muita alegria. O cenário, no entanto, composto por fogueiras e fogos de artifício, traz o alerta dos riscos de acidentes envolvendo esses elementos.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, somente nos três primeiros meses de 2025, o SUS (Sistema Único de Saúde) registrou 628 atendimentos ambulatoriais e hospitalares por queima de fogos de artifício, média de sete por dia. A pasta ressalta que os dados são referentes a atendimentos e não necessariamente refletem o número de pessoas atendidas.

Já em 2024, atendimentos ambulatoriais e hospitalares totalizaram 2.108 registros e 16 óbitos; número maior que em 2023 (1.919 atendimentos e 12 mortes).

Em acidentes com fogos de artifício, ⁠as mãos são frequentemente atingidas, ressalta a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM). Além de queimaduras graves, também podem ocorrer casos de amputações.

Com relação às fogueiras, durante o processo de acendimento, especialmente se estiverem sendo utilizados materiais inflamáveis, como papel, madeira seca ou álcool, podem ocorrer estalos e estilhaços que podem atingir as mãos e causar sérios danos, salienta a SBCM.

Acidentes desse tipo afetam diretamente a vida dos pacientes em funções rotineiras, podendo, ainda, haver sequelas permanentes, pois é comum ocorrer comprometimento dos movimentos, além de perda da sensibilidade.

Recomendações importantes

A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão lista orientações para evitar acidentes do tipo e recomendações em casos de ocorrências:

- Se decidir usar fogos de artifício, certifique-se de seguir todas as instruções de segurança fornecidas pelo fabricante. Mantenha uma distância segura ao acender os fogos e nunca os aponte na direção de pessoas, animais ou objetos inflamáveis.

- Mantenha uma distância segura das fogueiras para evitar queimaduras causadas pelo calor intenso. Nunca deixe crianças desacompanhadas perto das fogueiras e evite correr ou brincar muito próximo delas.

- Mantenha as crianças sob supervisão constante durante as festividades para garantir que elas não se envolvam em atividades perigosas que possam resultar em queimaduras.

- Em caso de acidente, nunca descolar tecidos grudados na pele queimada e nem retirar corpos estranhos do local queimado;

- Nunca colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura; somente o profissional de saúde sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado;

- A limpeza de queimadura leve deve ser feita com água corrente, usando jato suave, por cerca de dez minutos. Na sequência, deve-se aplicar uma compressa fria na área afetada. Se a queimadura for grave, procure atendimento médico imediatamente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias