12 anos TV Assembleia
Estética com saúde

Onicomicose e unhas de gel; entenda a relação e como tratar

Muito além da estética, problemas com unhas de gel podem trazer riscos à saúde

10/06/2025 15h31Atualizado há 3 dias
Por: Vieira de Melo
Fonte: Mengucci Imprensa e Mídia

A onicomicose é uma infecção fúngica comum, mas quando ocorre em unhas com aplicação de gel, muitas vezes passa despercebida – o que pode comprometer seriamente a saúde das unhas. A doença é causada por dermatófitos, como o Trichophyton rubrum, ou leveduras como a Candida albicans e se desenvolve principalmente pelo acúmulo de umidade entre a unha natural e o gel, sobretudo quando não há intervalo de tempo entre uma aplicação e outra, indica a especialista em nail designer e manicure na Nina Rosa Esmalteria, Andreia Batista.

Os sinais de infecções incluem mudanças na coloração da unha, que pode ficar esverdeada, amarelada ou esbranquiçada, além de mau cheiro, descolamento do gel e fragilidade. Entre os principais cuidados, Andreia destaca a importância de fazer a manutenção regular a cada duas ou três semanas e evitar molhar as unhas por longos períodos. Além disso, a especialista
indica evitar o uso de acetona e produtos abrasivos e utilizar antifúngicos sob prescrição médica por um dermatologista, quando não é possível tratar apenas com manicures.

Andreia também afirma que manter as unhas sem gel por um período de tempo é importante para manter a saúde fortalecida, mesmo quando não há infecções. Ela também orienta que, ao identificar qualquer alteração, como mudança de cor ou mau odor, deve-se procurar um dermatologista o quanto antes. Localizada no Jardim Bonfiglioli e com mais de dez anos de
mercado, a Nina Rosa Esmalteria é referência em aplicação e manutenção de unhas de gel.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias