12 anos TV Assembleia
Poluição

Quantas toneladas de plástico vão parar em mares, rios e lagos a cada ano?

Dados levantados pela ONU mostram a dimensão do problema

09/06/2025 13h41
Por: Vieira de Melo
Fonte: Revista Galileu

O Dia Mundial do Meio Ambiente  celebrado em 5 de junho e, este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que a data iria dar foco à poluição por plásticos. Com isso, a instituição chamou a atenção para dados arrebatadores sobre o problema.  De acordo com um relatório lançado em 2021, cerca de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidos anualmente. Desse total, 11 milhões vão parar em mares, rios e lagos. “Isso é, aproximadamente, o peso de 2,2 mil Torres Eiffel juntas”, diz o comunicado da ONU sobre o tema.

Esse é um problema de consequências muito amplas. A ONU aponta que mais de 800 espécies de animais marinhos e costeiros são diretamente afetadas pela ingestão, enredamento e outros perigos. Enquanto isso, entre 300 e 600 bilhões de dólares são destinados anualmente aos custos dos problemas ambientais e sociais causados pela poluição por plásticos.

Para os seres humanos, a consequência mais debatida tem sido a da incidência de microplásticos. Essas partículas extremamente pequenas estão por toda parte, contaminando a água, os alimentos e, por consequência, o organismo dos seres vivos.  A ONU estima que cada ser humano consome cerca de 50 mil partículas de microplástico por ano. Esse número é ainda maior se a inalação for considerada no cálculo.

Análises científicas comprovam a presença de microplástico no cérebro de humanos, no leite materno, em placentas e muito mais. Partículas também já foram encontradas em locais remotos do planeta, atestando que o problema não já não encontra fronteiras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias