12 anos TV Assembleia
Meio Ambiente

Preservar a natureza

Salvar a humanidade

05/06/2025 19h19
Por: Vieira de Melo
Fonte: Da redação

O dia mundial do meio ambiente celebrado neste dia 5 de junho foi uma data estabelecida pela ONU ainda no de 1972 como início de um trabalho planetário indicando  a necessidade aos governos das  nações e as instituições privadas e ao ser humano,  em particular, uma relação de equilíbrio entre a atividade humana e a natureza. A meta era diminuir a poluição ambiental, preservar as reservas naturais para evitar uma catástrofe climática no futuro. Aliás o futuro já chegou. Pouca coisa foi feita de lá para cá e o aumento das atividades poluidoras cresceu exponencialmente ao ponto de vivermos hoje momentos de instabilidade climática com efeitos devastadores sobre as atividades econômicas e a natureza.

Hoje a crise climática é um dos maiores desafios da humanidade. O aumento das emissões de gazes estufa, o desmatamento, a poluição e o consumo excessivo de recursos naturais estão destruindo o ecossistema do planeta e afetando a economia dos países e das comunidades. Algumas tentativas para evitar um colapso ambiental já foram realizadas por governos e instituições mas, no entanto, até agora nada se conseguiu para reverter a tendência que mostra o aquecimento dos oceanos provocando alterações nas cidades costeiras, a poluição do ar e das águas dos rios, o aumento da temperatura que facilita os grandes incêndios e as tempestades violentas e  repentinas.

A situação se agrava na medida que o presidente Trump já sinalizou que sob a sua gestão o governo americano voltará a explorar em grande escala o uso de fontes de energia poluente como o petróleo e o carvão. Ele, declaradamente, deixou sua intenção de ir contra qualquer medida de preservação ambiental que, na sua opinião, seja um obstáculo ao crescimento da economia americana. O  desafio é o de vencer o controle das grandes economias baseadas no uso de recursos naturais que não querem abrir mão do controle do mercado mundial na produção de energia, de produtos industriais e alimentos como grãos e proteína animal. Com isso cresce a destruição das reservas florestais e a poluição ambiental.

Preservar a natureza é garantir a sobrevivência da espécie humana. Se não forem tomadas medidas mais drásticas no futuro próximo a vida na Terra ficará insustentável para o ser humano e todos os seres vivos. Sem nós no solo do Planeta ele continua girando e se reconstituindo e aí seremos apenas um registro desastroso de alguém que  passou por aqui e perdeu a oportunidade de viver em harmonia com a natureza. Por isso, cada um de nós tem que fazer sua parte para evitar o desastre climático já pré anunciado. Viver  de forma equilibrada, respeitar a natureza e cobrar das instituições ações de preservação ambiental deve ser a meta de cada um de nós para assegurar o futuro das novas gerações.

Façamos a nossa parte, aqui e agora!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias