A Tropa Sênior, com a participação de jovens de 14 a 17 anos, do Grupo Escoteiro Tocantins realizou neste último sábado dia 17 de maio uma visita a Instituição de Longa Permanência para Idosos Tia Angelina, em Porto Nacional para a entrega de itens de higiene pessoal (fraldas geriátricas), produtos de limpeza e itens de alimentação.
A Ação Social foi desenvolvida pelos jovens da Tropa Sênior e coordenada pelo sênior Fernando Perez. Durante a atividade os jovens desenvolveram uma visita acolhedora, com jogos de carta, canção e conversas com os idosos. Um dos pilares do movimento escoteiro é a Boa Ação, atitudes que sempre ajudam ao próximo.
No Ramo Sênior, os jovens são incentivados pelos adultos voluntários, chamados de Chefes, para que desenvolvam e assumam o seu protagonismo no movimento, por isso essa iniciativa começou por eles. Ao ser entrevistado, o Sênior Fernando diz “amar fazer ações sociais, está grato com a realização da visita e quer ajudar cada vez mais nessa causa, com o desenvolvimento de projetos maiores no futuro”. E que a “caridade de animalzinho e criança tem muito mais visibilidade, o Tia Angelina é muito apagado... Não é que tenha uma importância maior, todas as causas são importantes, mas aqui não tem tanta visibilidade. ”
Sobre a Ação Comunitária dos jovens, um idoso morador do Tia Angelina, o senhor J.C de 73 anos, apontou a importância de ações assim para os idosos como para os jovens, pois aprendem mais sobre a realidade do mundo, desenvolvendo compaixão com o próximo e naturalizando o envelhecimento. “Eu acho bom, porque eles vêm como é a vida da gente como é que nós chegamos aqui. Isso é uma aprendizagem pra vocês verem como é que nós vamos ficar. ”
A ação do grupo de escoteiros foi desenvolvida em parceria com o Centro Espírita Nosso Lar, que já é parceiro da instituição e realiza mensamente uma visita , com a doação de itens de higiene pessoal e com um lanche para os idosos assistidos, oferecendo acima de tudo carinho e atenção. O senhor Alcindo Szimanski, um dos voluntários do centro afirma que é necessário ajudar ao próximo, mesmo com ações pequenas. Ao ser perguntado sobre os escoteiros, reforçou que atitudes assim são como plantar uma semente do amor.
“É uma sementinha. Eles veem a oportunidade, eles veem os idosos, estão aí na situação que se encontram, então é o momento de a gente acordar o lado de assistência, do amparo, colaboração. Dar uma abracinho, conversar com eles, nem todos os idosos conseguem conversar, mas eles conseguem sentir. ”
O Escotismo
O Movimento Escoteiro é um movimento de educação não-formal, cuja proposta educativa está focada em “Educar para a Vida” por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Tem como propósito contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, incentivando a pró atividade, o compromisso com o ambiente em que se vive, a preocupação com o próximo e assim construindo com um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
O grupo escoteiro Tocantins 01, funciona a 16 anos na cidade de Palmas, contribuindo com a formação de crianças de jovens para que façam a diferença na nossa sociedade.
Ações Sociais são importantes para toda a sociedade, para quem faz e quem recebe e quando feitas em conjunto, por um mesmo propósito, podem mudar o mundo.
Anna Elisa Ribeiro Martins , escoteira, membro do Grupo Escoteiro Tocantins 01 , desde a ano de 2013, estudante de jornalismo da Universidade Federal do Tocantins
Vieira de Melo , jornalista, voluntário do Grupo Escoteiro Tocantins 01 , como família/pai de apoio, desde o ano de 2017
Sensação
Vento
Umidade