Campanha Aleto Aniversário Tocantins
Capivaras

Palmas realiza nova coleta de carrapatos para monitorar espécies

Captura tem como objetivo identificar espécies e a quantidade presente no local

29/11/2024 18h14Atualizado há 1 semana
Por: Carlla Morena
Fonte: Da Redação - Com Secom Palmas
Foto: Reprodução/Prefeitura de Palmas - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Palmas - TO

Nesta quinta-feira, 28, uma equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) coletou carrapatos no Parque Cesamar para mais uma ação de monitoramento rotineiro dos parasitas naturais das capivaras. O objetivo da captura é identificar a diversidade das espécies, uma estimativa da quantidade presente no local e o ciclo de vida deles.

O monitoramento faz parte da pesquisa acarológica e integra as ações de prevenção realizadas pela UVCZ. Os carrapatos coletados são enviados para o laboratório para triagem, identificação da espécie e possível contaminação no Cesamar. Com esses dados, a Semus consegue ser vigilante na detecção da febre maculosa e doença de lyme. “Assim como nas coletas anteriores, nenhum carrapato testou positivo para essas doenças”, explicou o coordenador da entomofauna da UVCZ, Anderson Brito.

Para capturar o carrapato, um servidor da UVCZ, com as vestimentas adequadas, arrasta horizontalmente e verticalmente uma flanela branca, os parasitas que ficam presos no tecido são recolhidos com uma pinça e colocados em recipiente com álcool, e depois enviados ao laboratório para o estudo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias