IPTU 2025
Eleições 2022

Projeto Eleições Sem Sujeira 2022 é lançado no Tocantins nesta segunda

Somente em 2020, uma tonelada e meia de resíduos foi recolhida no dia das eleições e doada às associações de catadores

29/05/2022 11h52Atualizado há 3 anos
Por: Carlla Morena
Fonte: Da Redação - Com informações de TRE-TO

O lançamento da edição 2022 do Projeto Eleições Sem Sujeira acontece nesta segunda-feira (30/5), às 15 horas, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE – TO). Iniciativa é realizada desde 2016 pela Justiça Eleitoral do Tocantins visando reduzir a quantidade de resíduos gerados durante as eleições, assim como incentivar o descarte correto das sobras de material de campanha. 

 Evento contará com a presença do presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e contará com a palestra “Eleições Sustentáveis'', proferida pela Desembargadora Ângela Issa Haonat. Na ocasião, também será lançado o Guia Digital Eleições Sem Sujeira, com dicas e orientações para a realização de eleições sem sujeira em todo o estado. A publicação reúne ideias e alternativas para reduzir os impactos ambientais decorrentes da propaganda eleitoral, sugestões sustentáveis para a produção dos materiais de campanha e ainda informações sobre as associações de catadores disponíveis nos municípios para que os candidatos e partidos possam fazer o descarte adequado das sobras de campanha eleitoral. 

Desde sua implantação, em 2016, o projeto vem alcançando muitos resultados positivos. Somente em 2020, uma tonelada e meia de resíduos foi recolhida no dia das eleições e doada pelo TRE-TO às associações de catadores.

 “O projeto Eleições sem sujeira contempla no mínimo 3 linhas de atuação: firmar compromisso com os partidos políticos e candidatos para dar destinação adequada aos resíduos de campanha eleitoral; valorizar a participação dos catadores de materiais recicláveis, ampliando a fonte de rendas das associações e também a destinação adequada dos resíduos gerados nos cartórios e nas seções eleitorais”, explica a coordenadora do NUGES, Wagna Cristiane. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias