Campanha Aleto Aniversário Tocantins
Praias do Tocantins

Durante temporada de praia, campanha alerta para a coleta de óleo de cozinha usado

Recipientes entregues aos barraqueiros e aos comerciantes têm capacidade de armazenamento de 50 litros

11/07/2024 13h59Atualizado há 4 meses
Por: Carlla Morena
Fonte: Secom Tocantins
Campanha objetiva conscientizar estabelecimentos comerciais e barraqueiros para o descarte adequado do óleo de cozinha usado - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Campanha objetiva conscientizar estabelecimentos comerciais e barraqueiros para o descarte adequado do óleo de cozinha usado - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

Para preservar o meio ambiente e garantir a qualidade das praias tocantinenses durante a temporada do mês de julho, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Supervisão da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araguacema, lançou uma campanha para coleta de óleo de cozinha usado. A ação visa conscientizar os estabelecimentos comerciais e os barraqueiros sobre a importância do descarte correto do resíduo para evitar que seja lançado indevidamente no meio ambiente e cause danos à fauna e à flora aquática.

O óleo de cozinha, quando descartado incorretamente, pode causar diversos problemas ambientais. Ao chegar aos rios e aos mares, a substância forma uma camada fina sobre a superfície da água, que impede a entrada de luz solar e oxigênio, essenciais para a sobrevivência dos organismos aquáticos.

O supervisor da APA Ilha do Bananal/Cantão, Fábio Dias, destaca que a campanha de coleta de óleo de cozinha na Praia da Gaivota em Araguacema busca minimizar esses impactos negativos, com uma alternativa segura e ambientalmente correta para o descarte desses resíduos. "Com ação conjunta entre o Naturatins e a Prefeitura, os estabelecimentos comerciais e os barraqueiros têm acesso aos recipientes específicos de coleta, onde poderão depositar o óleo de cozinha usado", detalha.

Após pode ser depositado nos pontos de coleta,o resíduo será destinado à reciclagem e poderá ser utilizado na produção de sabão e outros produtos.

Conforme a secretária de Meio Ambiente de Araguacema, Leonete Mesquita, foram entregues, aos barraqueiros e aos comerciantes, recipientes com capacidade de 50 litros. Para a gestora, o sucesso da campanha de coleta de óleo de cozinha depende da conscientização e do engajamento de todos os envolvidos. “Ao descartar o óleo de cozinha usado de forma correta, os estabelecimentos comerciais e barraqueiros contribuem para a preservação do meio ambiente e garantem a qualidade das praias tocantinenses para as futuras gerações”, destaca.

Durante temporada de praia, Naturatins promove campanha para coleta de óleo de cozinha usado
Foram entregues recipientes com capacidade de armazenamento de 50 litros - Naturatins/Governo do Tocantins
Durante temporada de praia, Naturatins promove campanha para coleta de óleo de cozinha usado
Resíduo pode ser utilizado na produção de sabão entre outros produtos - Naturatins/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias