CAMPANHA DE MÃOS DADAS COM A NOSSA GENTE ALETO
Tocantins

Governo do Tocantins lança cartilha digital com orientações sanitárias para cultivo de tilápias

Cartilha visa repassar informações de boas práticas sanitárias e de biosseguridade para garantir o crescimento do setor

09/07/2024 12h38
Por: Carlla Morena
Fonte: Secom Tocantins
Cartilha digital traz informações importantes sobre a criação de tilápias - Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins
Cartilha digital traz informações importantes sobre a criação de tilápias - Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins

Com o objetivo de orientar os piscicultores e os interessados em ingressarem no setor aquícola, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), lança a cartilha digital intitulada Orientações Sanitárias para o Cultivo de Tilápias em Sistemas Intensivos no Tocantins. O material contou com a colaboração da Secretaria da Pesca e Aquicultura e a Embrapa Pesca e Aquicultura.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (Pesaa), Elias Mendes, o material educativo ajudará a levar orientações importantes aos piscicultores. “A cartilha vai colaborar para promover a conscientização dos produtores rurais e empresários do setor sobre boas práticas sanitárias e de biosseguridade, que visam fortalecer uma produção segura e sustentável”, ressalta.

“Esperamos que o produtor atualize seus conhecimentos sobre os cuidados sanitários necessários em uma piscicultura e que isso o estimule a implementar sempre melhorias na sua produção”, destaca a pesquisadora da Embrapa, Patrícia Oliveira Maciel Honda.

Entre os principais tópicos abordados estão: prevenção à doença ISKNV em tilapicultura; boas práticas de produção com ênfase na sanidade e na biosseguridade; monitoramento e observações diárias; controle de vetores e pragas; manejo sanitário e registro sanitário da produção.

A cartilha está disponível no site da Adapec, basta clicar no link:https://central.to.gov.br/download/381868

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias