CAMPANHA DE MÃOS DADAS COM A NOSSA GENTE ALETO
Doação de órgãos

Tocantins beneficia mais cinco pessoas que estavam na lista de transplante

No Hospital Geral de Palmas foram captados fígado, rins e córneas de jovem doador

05/07/2024 17h26Atualizado há 1 dia
Por: Carlla Morena
Fonte: Secom Tocantins
Na sexta-feira, 5, foram captados fígado, rins e córneas para transplante - Foto: Luciana Barros/Governo do Tocantins
Na sexta-feira, 5, foram captados fígado, rins e córneas para transplante - Foto: Luciana Barros/Governo do Tocantins

Nesta sexta- feira, 5, foi realizada a terceira captação múltipla de órgãos de 2024, no Tocantins. A doação ocorreu no Hospital Geral de Palmas (HGP) e foi autorizada por ato solidário da família de um paciente de 35 anos, que evoluiu para morte encefálica. Na ocasião, foram captados fígado, rins e córneas. Ao todo, cinco pacientes que esperam por transplante serão beneficiados com a doação.

“Nosso agradecimento à família pela doação ao dizer sim a outras vidas. Muitas famílias aguardam ansiosas por um contato, para receberem a notícia que terão um ente com a saúde restaurada. A doação é um ato de amor ao próximo. Cinco pessoas terão segunda chance para viver”, ressaltou a coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins (Cetto), Suziane Crateús.

O médico coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), do HGP, Leonardo Boa Sorte, explicou que, “é realizado o protocolo de morte encefálica e, se confirmado, oferece o direito às famílias de optarem pela doação dos órgãos. Nossa equipe atua durante todo o processo de doação e captação dos órgãos”,pontuou.

A ação contou com equipes da Cetto, da Cihdott, da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e do Banco de Olhos Público do Tocantins (Boto); e teve a parceria da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO).

Para doar

Os interessados em doar órgãos precisam primeiramente informar à família sobre o desejo, pois os familiares dos pacientes são os únicos responsáveis pela autorização da captação dos órgãos.

Os órgãos captados são entregues a pacientes que aguardam em lista de espera, única e nacional. A compatibilidade entre doador e receptores é determinada por exames laboratoriais feitos imediatamente após a autorização dos familiares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias