Em meio aos corredores preenchidos por peças artesanais feitas com as mais variadas matérias-primas de diferentes partes do Brasil, o brilho do capim-dourado destaca-se de longe no olhar dos visitantes da Feira de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada em Olinda/PE e considerada a maior do segmento em toda a América Latina. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), é responsável pela seleção dos representantes do Estado e pelo transporte dos participantes e das mercadorias expostas e comercializadas ao longo dos quase 15 dias de evento, além de oferecer o suporte de servidores da pasta durante a exposição.
Em 2024, participam da Fenearte sete artesãos individuais e quatro entidades representativas do Estado, que levam a diversidade dos produtos locais para o público visitante. A artesã Elisabete Xerente, do município de Tocantínia, participa da feira pela terceira vez e demonstra empolgação para mais uma edição. "Estamos nos primeiros dias de feira e eu estou com uma expectativa muito boa. Está chegando muita gente e já na quarta-feira, que foi a abertura, tivemos uma boa venda. A expectativa é que melhore ainda mais”, revelou.
Os produtos expostos no espaço são para os mais variados estilos e gostos, trazem as inúmeras possibilidades e a versatilidade dos objetos de uso pessoal e das peças utilitárias e decorativas. Ao entrar no estande do Tocantins, o público visitante tem acesso a bolsas, biojoias, mesas, luminárias, peças de cerâmica, entre outros trabalhos realizados a partir de matérias-primas como a madeira, as sementes, a fibra e a palha de buriti, a argila e o capim-dourado.
Representando a Secretaria de Estado da Cultura no evento e testemunhando a magnitude da feira e as possibilidades que ela oferece para os artesãos do Estado, a secretária-executiva Valéria Kurovski destacou o apoio dado pelo Governo do Tocantins ao artesanato da região.
“O Tocantins é um dos quatro estados que têm o maior estande da feira, com 42 m², e isso é um feito graças à atuação dos nossos artesãos nas feiras anteriores. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, é apoiador da participação dos nossos artesãos em feiras, não apenas aqui na Fenearte, que é considerada a mais importante da América Latina, mas nas principais feiras nacionais”, afirmou Valéria Kurovski, ressaltando a presença do artesanato de diferentes regiões e povos, como os Xerente, Krahô e Karajá.
Também presente na edição, o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Antônio Miranda, destacou a importância desses espaços para o desenvolvimento da cultura regional. “Isso fortalece os nossos saberes, a nossa cultura e as relações institucionais, além de trazer o que o Tocantins tem de artesanato e de arte. Eu acho que esses eventos são importantes para que a gente possa cada vez mais fortalecer uma cultura regional que, para nós, é fundamental”, reforçou.
Em visita ao estande do Tocantins, o secretário Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Milton Coelho, reforçou a rica presença do Estado em feiras realizadas pelo Brasil. “As feiras nacionais apoiadas pelo PAB [Programa de Artesanato Brasileiro]são o ponto alto do esforço que os artesãos e os estados fazem, e que o Governo Federal também faz, para incluir nas rodadas de negócios e abrir espaço na atividade econômica para a atividade criativa, para a economia criativa. E, então, essa feira é mais um passo que nós damos nessa direção, com a presença indispensável, com esse artesanato bonito e que valoriza muito o artesanato brasileiro, vindo do Tocantins”, comentou.
Fenearte
A Feira de Negócios do Artesanato segue até o dia 14 de julho, oferecendo uma oportunidade imperdível para aqueles que desejam conhecer o trabalho produzido em todos os cantos do Brasil.
Organizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adepe), a Fenearte chega a sua 24ª edição em 2024. Por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), outros entes federativos participam do evento, ficando sob a responsabilidade de cada estado a seleção de seus representantes.
Sensação
Vento
Umidade