Durante as fiscalizações em grandes eventos em Palmas, a Vigilância Sanitária (Visa) utiliza dinâmicas interativas com comerciantes e ambulantes que manipulam alimentos, como o ‘Jogo das Boas Práticas em Alimentos’.
O jogo tem uma roleta que, ao ser girada, aponta para uma das sete cores diferentes, cada uma contendo diversas perguntas sobre a resolução. Quando o ambulante acerta as perguntas, ele é presenteado com uma cartilha de boas práticas. Caso a resposta esteja errada, ele é instruído pelas equipes sobre a maneira correta de manipular os alimentos.
Segundo a inspetora sanitária da Secretaria de Saúde de Palmas (Semus), Silvana Teixeira, o Núcleo de Educação em Saúde da Visa trabalha em busca de estratégias que apurem o quanto os servidores conhecem sobre determinada legislação ou protocolo. Pensando nisso, os residentes da Fesp desenvolveram esse projeto. A inspetora também ressalta que a Visa sempre utiliza a legislação para capacitar profissionais que vão trabalhar em eventos, como o Arraiá da Capital, por exemplo.
“Para aqueles que vão trabalhar com a venda de alimentos de forma ambulante e temporária em eventos, nossas equipes estão sempre presentes, orientando e informando sobre as medidas que devem ser tomadas. Então, o jogo serve justamente para verificar se o vendedor aprendeu realmente com a capacitação e se está aplicando esse conhecimento corretamente”, completa.
O Jogo das Boas Práticas em Alimentos, desenvolvido pelos residentes de Saúde Coletiva do Programa Integrado de Residências em Saúde (Pirs) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), testa o conhecimento dos trabalhadores sobre a manipulação de produtos alimentícios. As informações são baseadas na Resolução-RDC Anvisa N.° 216/2004, do Ministério da Saúde (MS), que estabelece o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
Sensação
Vento
Umidade