CAMPANHA DE MÃOS DADAS COM A NOSSA GENTE ALETO
Acre

Educação leva jogos matemáticos e sala de robótica à escola Zuleide Pereira

Por meio do Departamento de Inovações Educacionais, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), levou até a escola Zuleide Pereira de Souza...

26/05/2024 19h35
Por: Carlla Morena
Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Por meio do Departamento de Inovações Educacionais, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), levou até a escola Zuleide Pereira de Souza, localizada na Vila Acre, neste sábado, dia 25, que realizou o Dia D da família na escola, jogos matemáticos, robótica e óculos de realidade virtual.

O Dia D da família na escola trata-se de um momento em que diversos órgãos e instituições como Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), Defensoria Pública, Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Hospital do Amor, Exército Brasileiro, Fundação Elias Mansour, Departamento Estadual de Trânsito, Instituto de Defesa Agropecuária e Vegetal, e Sest/Senat levaram uma série de serviços tanto para os alunos quanto para as famílias.

SEE levou jogos matemáticos, Robótica e óculos de realidade virtual.Foto: Mardilson Gomes/SEE
SEE levou jogos matemáticos, Robótica e óculos de realidade virtual.Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para se ter uma ideia, somente a PCAC estava realizando a emissão de aproximadamente 100 identidades, o Exército estava realizando atendimentos médicos e de saúde bucal. Já a FEM levou para o Dia D contação de histórias e o Detran realizava ações como a educação no trânsito.

Quanto aos jogos matemáticos, a robótica e os óculos de realidade virtual, o chefe do Departamento de Inovações Educacionais da SEE, professor Anderson Melo, considerou a atividade de extrema importância para os alunos. “São atividades que ajudam a despertar o raciocínio lógico”, explicou. .

Fredson Oliveira: “incentivo o raciocínio lógico em casa”.Foto: Mardilson Gomes/SEE
Fredson Oliveira: “incentivo o raciocínio lógico em casa”.Foto: Mardilson Gomes/SEE

Raciocínio lógico que Fredson Oliveira incentiva em casa com os seus filhos desde cedo. Ele levou a filha que está no segundo ano do ensino fundamental, anos iniciais, para conhecer os jogos matemáticos. Além dos jogos, ele aproveitou a oportunidade para renovar a carteira de identidade, que segundo ele tem mais de 40 anos.

“Eu treino jogos com os meus filhos não somente na escola, isso já faz parte da criação, compro livros, incentivo desde cedo. Para se ter uma ideia, tenho um filho de 22 anos que já está se formando em engenharia civil e ele tem 15 cubos mágicos em casa”, faz questão de dizer.

Alunos tiveram experiências com os jogos matemáticos e a robótica.Foto: Mardilson Gomes/SEE
Alunos tiveram experiências com os jogos matemáticos e a robótica.Foto: Mardilson Gomes/SEE

Quem também aproveitou o dia D para tirar uma nova identidade e para realizar exames médicos e odontológicos foi a dona Celene Silva Souza. “Eu estou achando isso aqui muito bom porque é uma oportunidade única que a gente tem de tirar outra identidade sem pagar nada porque aqui é de graça”, destaca.

Os alunos também aproveitaram o momento. José Kauan Nascimento, do sexto ano do ensino fundamental, anos finais, também estava providenciando a carteira de identidade. “Trouxe minha mãe e até a minha avó, que vai fazer alguns exames médicos aqui também”, explicou.

Dia D na escola Zuleide Pereira foi ofertada para os alunos e as famílias,Foto: Mardilson Gomes/SEE
Dia D na escola Zuleide Pereira foi ofertada para os alunos e as famílias,Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já Tauan Pablo Santos, do oitavo ano, aproveitou para conhecer os jogos matemáticos. “Estou gostando demais, vou testar muitos jogos aqui e estou achando tudo ótimo porque tem atendimento médico, bucal, não tenho nenhuma crítica, está sendo tudo muito bom”, disse.

O Dia D atendeu alunos e famílias de diversos bairros da região da Vila Acre, como o Santa Helena, o Loteamento Farhat, o Major Mendonça e a Vila da Amizade. “É o segundo ano que estamos realizando essa ação e no ano passando conseguimos atingir quase mil pessoas”, revela da diretora da Zuleide Pereira, professora Gilderlene de Carvalho Pontes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias