Os povos originários da etnia Krahô, nos municípios de Itacajá e Goiatins, recebem o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e instituições parceiras com o programa permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas.
As atividades acontecem nesta terça-feira, 21, na Aldeia Mangabeira; e na quinta, 23, na Aldeia Pedra Branca. Com o objetivo de conquistar a participação da comunidade indígena no meio político e alcançar novos eleitores, o programa tem o principal propósito de construir instrumentos de efetivação plena dos direitos de cidadania dos povos originários.
A Justiça Eleitoral estará oferecendo serviços como o 1º título, atualização de cadastro e transferência de local de votação. A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins estará ofertando emissão ou retificação do documento de identidade; a Receita Federal oferta a emissão de CPF; o Exército Brasileiro oferta o Alistamento Militar; a Defensoria Pública fará orientação jurídica em casos diversos; a Secretaria Estadual da Cultura emitirá a Carteira de Artesão; entre várias outras instituições e serviços.
Para receber atendimento, é importante ter em mãos a Certidão de nascimento; a Certidão de casamento, a Identidade; o CPF e o Comprovante de endereço.
Esta edição do Programa de Inclusão dos Povos Indígenas com a etnia Krahô é a última do circuito de 2023. No decorrer do ano, as ações aconteceram nas etnias Xerente, Karajá, Javaé e Apinajé.
Sensação
Vento
Umidade