Campanha Aleto Aniversário Tocantins
Animal ou vegetal?

Pesquisadores descobrem sete novas espécies de insetos parecidos com folhas

Classificação dos bichos-folha é difícil por exigir análise genética

03/09/2023 18h54Atualizado há 1 ano
Por: Carlla Morena
Fonte: Um Só Planeta

Foram descobertas sete novas espécies dos insetos conhecidos como “bicho-folha” devido à sua extrema semelhança com plantas. Esses insetos exibem uma sofisticada camuflagem semelhante a galhos e folhas, permitindo que eles se misturem ao ambiente sem serem detectados, representando um desafio tanto para predadores quanto para pesquisadores que pretendem analisá-los. Historicamente, a taxonomia – a classificação e classificação das espécies – tem sido difícil com insetos que não podem ser identificados apenas com base na aparência externa.

“Indivíduos de espécies diferentes são frequentemente contados como pertencentes à mesma espécie com base na sua aparência. Só conseguimos identificar algumas das novas espécies pelas suas características genéticas”, explicou a pesquisadora que lidera o novo estudo, Sarah Bank-Aubin, da Universidade de Göttingen, na Alemanha.

O novo estudo, publicado na revista ZooKeys, utilizou análise genética para identificar as espécies, como mostra o The Guardian. “Existem cerca de 3,5 mil espécies conhecidas de ‘bichos-pau’ e ‘bichos-folha’, porém apenas pouco mais de 100 espécies são descritas na segunda categoria. Embora representem apenas uma pequena fração desta diversificada família de insetos, sua aparência espetacular e inesperada os torna únicos”, acrescenta o coautor, Dr. Sven Bradler, também da Universidade de Göttingen.

As descobertas são importantes também para a proteção da diversidade dessas novas espécies, que estão quase todas localizadas na Índia. A perda deles significaria a extinção de uma espécie totalmente separada de outros insetos. “A descoberta é importante para a conservação das espécies: se todos os indivíduos morrem na Índia, não é apenas um grupo dentro de uma espécie que é reduzido, como se pensava anteriormente. Na verdade, toda uma espécie distinta está sendo exterminada. Isto significa que a espécie indiana é particularmente importante para proteger”, diz Bank-Aubin.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias