Por iniciativa do senador Omar Aziz (PSD-AM), o Senado realizará na terça-feira (16),a partir das 11h, uma sessão especial para lembrar os 75 anos da Nakba, a invasão da Palestina por forças armadas israelensesem 15 de maio de 1948.
No requerimento, Omar cita dados da ONU segundo os quais a ocupação causou a expulsão de 800 mil palestinos de sua pátria. Nas cidades, muitas delas milenares, afirma "tesouros históricos e arqueológicos, foram completamente destruídos".
O senador acrescenta que os palestinos entendem a Nakba — palavra árabe que significa catástrofe — como o processo de ocupação da Palestina com a expulsão de centenas de milhares de pessoas e o tolhimento dos direitos mais básicos de quem permaneceu.
"Os refugiados, que na época eram cerca de 800 mil, hoje são 6,2 milhões", afirma. Esse número equivale a40% da população de menos de 14 milhões de pessoas. De acordo com Omar, eles representam 25% de todos os expatriados do mundo, apesar de somarem apenas 0,18% da população mundial.
A ONU, o Brasil e outros 140 paísesreconhecem oficialmente a existência do Estado palestino. "O grande sonho do povo palestino é que a existência de seu Estado seja efetiva e que a Palestina possa existir e prosperar com segurança para a sua população", diz o senador.
Sensação
Vento
Umidade