SGF SEBRAE
Tocantins

Sectur inicia por Dianópolis 1ª etapa do Circuito de Patrimônio e Memória do Tocantins

Projeto consiste no levantamento, na análise e no registro dos atrativos culturais e históricos dos municípios

21/06/2022 14h30
Por: Carlla Morena
Fonte: Secom Tocantins
3
Trabalho de catalogação segue até o próximo sábado, 25, nas cidades de Natividade e Paranã - Foto: Sectur/Governo do Tocantins
Trabalho de catalogação segue até o próximo sábado, 25, nas cidades de Natividade e Paranã - Foto: Sectur/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), iniciou nessa segunda-feira, 20, na cidade de Dianópolis, na região de Serras Gerais, a 1ª etapa do Circuito de Patrimônio e Memória do Estado do Tocantins. A ação tem como intuito analisar, catalogar, preservar e divulgar festas e eventos tradicionais, bem como edificações históricas e culturais dos municípios tocantinenses. O trabalho de catalogação prossegue até o próximo sábado, 25, nas cidades de Natividade e Paranã.

De acordo com a Superintendência de Cultura, o projeto é dividido em duas modalidades: Inventariação das festas e eventos culturais dos municípios para divulgação na Plataforma integrada do Turismo (PIT) e capacitação dos gestores culturais municipais para realizar pedido de inclusão de Festas e Eventos Tradicionais no Calendário Cultural do Estado do Tocantins.

“As duas modalidades do projetoCircuito de Patrimônio e Memória do Estado do Tocantinscontribuem para a preservação da cultura, história memória e tradições dos municípios e fomenta a economia local por meio do turismo cultural”, considerou o titular da Sectur, Hercy Filho.

A capacitação dos gestores municipais de cultura para o pedido de inclusão de festas no Calendário Cultural do Estado do Tocantins visa analisar as festas de maior relevância histórica, cultural e econômica de cada município. Os objetivos são a inclusão de festas no calendário cultural para garantir mais visibilidade aos eventos e a preservação mais efetiva da rica tradição cultural de nossos municípios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias