CAMPANHA DE MÃOS DADAS COM A NOSSA GENTE ALETO
Senado Federal

DNA de condenados: CSP debate e pode votar projeto que amplia coleta na terça

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar na terça-feira (25) o PL 1.496/2021, que amplia a coleta de DNA para condenados por crime doloso, ...

20/04/2023 15h55
Por: Carlla Morena
Fonte: Agência Senado
" alt= - Pedro Franca/Agência Senado
A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar na terça-feira (25) o PL 1.496/2021, que amplia a coleta de DNA para condenados por crime doloso, independentemente da natureza do crime. Haverá debate antes da votação: audiência pública interativa sobre o tema está marcada para começar às 10h. Apresentado pela senadora Leila Barros (PDT-DF), o projeto inicialmente previa a coleta de DNA em determinados crimes hediondos, mas o relator, senador Sergio Moro (União-PR), ampliou o escopo da proposta e incluiu a obrigatoriedade de coleta para todos os condenados por crime doloso. Atualmente, a Lei de Execução Penal (Lei 7.210, de 1984) prevê a coleta apenas para condenados por crimes contra a vida e a liberdade sexual, crime sexual contra vulnerável e crimes dolosos praticados com violência grave. A audiência atende a requerimento do senador Jorge Kajuru (PSB-GO). A lista de convidados inclui representantes do Ministério da Justiça; do Ministério de Direitos Humanos; da Polícia Federal; além de desembargadores, peritos criminais, advogados e promotores.  Como participar O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias