A participação e o protagonismo de mulheres nas mais diversas áreas, nem sempre é proporcional à visibilidade que elas recebem pelo seu trabalho e conquistas. Pouca gente sabe, mas as mulheres são responsáveis por responsáveis por metade da produção científica brasileira, mas o papel da mulher nesta e em outras áreas ainda não tem o destaque que merece – uma realidade que a jornalista Paulina Chamorro e o fotógrafo João Marcos Rosa transformam com o projeto Mulheres na Conservação.
Com o apoio da Fundação Toyota, a vida de mulheres que dedicam seus dias a proteger espécies de animais ameaçadas no Brasil é contada em uma série de reportagens e websérie, produzidas ao longo de 3 anos, em 12 estados brasileiros. São mulheres como Neiva Guedes, que salvou a arara azul da extinção, Patrícia Medici, engenheira florestal responsável por pesquisar e defender a anta há mais de 30 anos, Zélia Brito, mulher que há 20 anos comanda o Atol das Rocas, primeira unidade de conservação marinha brasileira.
“Elas nos proporcionaram momentos de extrema delicadeza e sensibilidade, nos deixaram entrar na vida delas para mostrar bem mais que os resultados das pesquisas que realizam”, lembra Paulina, que destaca a relevância do que essas histórias inspiram para as próximas gerações. “Além da iniciativa de criar uma linha de estudo, elas desenvolveram técnicas pioneiras no mundo da ciência em benefício da conservação. Ou simplesmente começaram do zero traduzindo para o resto do planeta a linguagem da natureza. E, hoje, muito do trabalho delas é referência global”, completa.
As heroínas da preservação ambiental no Brasil têm vidas bem diferentes. Em comum, uma força impressionante que se revela em décadas de trabalho em uma área onde ser mulher é mais um dos desafios. Estas histórias, que já haviam sido contadas em reportagens na National Geographic, CicloVivo e na websérie, foram reunidas em um documentário que estreia no Dia Internacional da Mulher, em sessaõ para convidados no Cine Belas Artes, em São Paulo. Neste domingo, dia 12 de março, a TV Cultura exibe o documentário.
Sensação
Vento
Umidade